sábado, outubro 10, 2009

"Alto e Pára o Baile!"

Estava eu há pouco a desenvolver o meu carácter enquanto aluno universitário, frustrando-me a preparar um laboratório, quando me deparei com esta notícia:

"Explosão de camião-cisterna faz 80 mortos"

Pelo menos 80 pessoas, entre as quais 18 crianças, morreram depois de um camião-cisterna explodir, esta sexta-feira, na Nigéria, noticia a EFE.

Segundo a imprensa nigeriana, o veículo caiu na estrada e derramou a gasolina que transportava. Os automobilistas começaram a parar para roubar o combustível, até que um polícia disparou para o ar para dispersar a multidão. Terão sido estes disparos a causar a explosão.

O número de feridos graves ainda não foi determinado.

A explosão causou a destruição de nove veículos, entre os quais um autocarro escolar.


Há que, antes de mais e acima de tudo, tirar o chapéu ao sentido prático e rápido raciocínio deste polícia. De alto gabarito. Evitou um variado cardápio de chatices e complicações com uma só acção.

Sabem o que é um só sr. agente ter que prender 80 pessoas? Já pensaram o que é levar sozinho 80 pessoas para uma esquadra pequena e sem condições? Quantas viagens de carro são precisas? O tempo que se ia demorar a preencher papelada para 80 autos? Era preciso para cima de meio Estádio da Luz em horas para isto ver um fim. Digo 80 pessoas em módulo, ignorando a fase. Quero com isto dizer que não é por serem 80 nigerianos que isto iria ser uma grande maçada.

Depois cada inquérito era o que já se sabe, se é demorado em Portugal, imagine-se na Nigéria... e ter que alimentar 80 famintos a meias de leite e pães com manteiga era uma despesa maior que o próprio orçamento anual para a polícia.

Assim despachou (literalmente) todos de uma vez, incluindo o próprio para não ter que responder a nenhum superior, e ficou tudo tratado de uma vez. Sem esperas, sem adiamentos e sem burocracias. Quase tão eficiente e eficaz como a força de ataque do Benfica nesta época.

Um exemplo a seguir sem dúvida.

6 comentários:

this is indie disse...

"Assim despachou (literalmente) todos de uma vez..." ahaha lindo!

você está de parabéns!
| 11.10.09 - 1:18 pm |

Joaninha* disse...

Eu sei que não é policitamente correcto rir-me de tal barbaridade...Mas a tua narrativa está top! Sabes que vais arder no fogo do inferno por teres escrito isto não sabes?!! Ao menos frio não passas... =P
| 11.10.09 - 3:03 pm | #

ex-colega 3310 disse...

As criancinhas não tiveram culpa! elas nao iam roubar gasolina! "...pessoas em módulo, ignorando a fase..." (sem comentarios...)
| 11.10.09 - 3:10 pm |

JPS disse...

Estou com a Joaninha: vais arder nos poços profundos do inferno. Mas com o teu jeito para a escrita ainda acabas por ser o escriba-mor de Belzebu Diz-se que são os mais bem pagos (em géneros) lá em baixo...
| 11.10.09 - 7:43 pm |

janitoo disse...

um exemplo de coragem!
| 22.10.09 - 11:23 pm |

Vencislago disse...

Inferno só o da Luz, que é o estádio do nosso Benfica. O nosso Benfica é o maior.

Obrigado pelos comentários, em especial aos que compreenderam a nobreza e determinação deste agente da autoridade. :P
| 08.11.09 - 9:58 pm | #