terça-feira, setembro 08, 2009

Orthographia Panisgæ

Estava o meu grande amigo JPS a passear-se pelas avenidas glamourosas de Tavira, enquanto ouvia o álbum Body Talk dos desviantes Imagination no seu leitor de cassete portátil, quando, lambendo lentamente de forma provocante e libidinosa o seu gelado sem açúcar de papaia/kiwi, se deparou com um escândalo. Lançou um olhar arrebatador e, não resistindo, enviou-me de impulso e por MMS, a fotografia que de seguida exponho:



Que falta de elegância e consideração, dar uma palmada destas nesse bem tão precioso que é a ortografia portuguesa. Estes indecorosos estrangeirismos ultrapassam os limites da falta de siso. É evidente que a expressão:
"per moçao" vem do termo francês "pour moçon", onde o "pour", se lê "per".
Traduzido à letra, nada mais significa que:
"para moço" ou "para rapaz".

De certo se trata de uma loja de roupa para gente jovem, cujos proprietários são descentes de emigrantes portugueses. Isto é, uma loja de imigrantes franceses adamados.

Queriam anunciar o seu produto, suponho que calções curtos e, mais que justos, apertados nas partes traseiras e frontais, os tais de corte paulpour tiano, para pré adultos modernos e, por desconhecimento, colocaram o que está à vista de todos.

"Per moçao" não quer dizer "para rapagão" ou "para moço grande". Significa "para moção", ou seja, e reforçando um pouco a ideia de há poucas linhas atrás, roupa usada pelo CDS-PP quando apresenta uma moção de censura ao governo.

3 comentários:

JPS disse...

Tenho apenas umas correcções a fazer a este post:
- O gelado não era de papaia/kiwi, mas de papaia/limão, e
- Afinal Permoçao é "para rapagão" ou "para moção"?

Abraços!
| 27.09.09 - 3:15 pm | #

ex-colega 3310 disse...

LLOOOLLL aquele cujo nome não mencionamos e que paga moteis baratos para comemorar vitorias a meninos inocentes, ta-se mesmo a ver que usa só "permoção" e o outro com voz de velho e cuja prof lhe chama de "b....s" tb deve ir la buscar roupa pq a mulher dele gasta o pouco que ele ganha. bem observado!
| 28.09.09 - 10:22 pm |

Vencislago disse...

Meu caro JPS, confesso que estranhei a sua escolha nos gelados. Enquanto sabores combinariam, como cores destoariam. Está explicado, foi lapso meu.

Tanto pode ser para rapagão como para moção. Em ambos os casos, dão para os dois lados (se é que me faço entender).

Um abraço!


Minha cara colega do ex-3310 permita-me a correcção: quem compra a roupa do "b...s"( segundo a prof), é a esposa. Veste-o a ele e aos 5 caniches anões que tem em casa. Mais gordos e bem tratados que o próprio "b...s" (segundo a prof).

A roupa destas 6 criaturas é toda comprada nesta mesma loja, daí o "b...s" (segundo a prof) ter sempre calças que lhe mostram meia canela e camisas que o metem corcunda.

Um beijo.

Grato aos dois pelos comentários.
| 10.10.09 - 6:03 pm | #