sexta-feira, dezembro 19, 2003

Ao que parece aqui a minha zona tornou-se zona de saldos...
Ontem dois salteadores de viaturas, em busca de telefonias e outros tesouros, actuaram sobre quatro sarcófagos.
Partiram os vidros e de lá retiraram o espólio com valor comercial num qualquer receptador de "arte sacra".

Mas, ao que parece, um segurança do meu prédio apercebeu-se da situação e contactou a Autoridade Local Responsável pela Preservação do Património.

Chegou prontamente ao local do auto e ainda apanhou um dos "inocentes" (até se provar o contrário, eles são cidadões como outros quaisquer. Tendo em conta que todos nós falamos verdade, e dado revelar-se alguma insistência por parte do que foi apanhado em dizer que estava inocente, nada temos que desconfiar ou apontar ao homem... por que motivo havia ele de estar a mentir?).

Um "sôr agente" perguntou cordial e cortesmente o que o indivíduo estava ali a fazer e ele lá confessou... assaltaram quatro carros partindo os vidros, escoderam os rádios e afins dentro dum saco metido no meio dos arbustos do jardim e quem era o colega que estava com ele. Pronto... sem confusões nem complicações de maior.

Bom... "quersedizer"... o "sôr guarda" teve que apertar um bocadito com o rapaz, não é...? Ele são muito tímidos, e nada melhor que a boa maneira antiga para desinibir e tirar barreiras que possam obstruir um diálogo fluido e franco. O inquiridor iniciou o interrogatório de forma física, primeiro foi uma paulada com o "cacetéte" nos joelhos e depois nas costas para deixar o indagado mais solto e à vontade, e só então é que se fazem as perguntas, num outro ambiente mais sereno e descontraído. É como nos caracóis, primeiro metêmo-los dentro de água para eles ficarem com a cabeça de fora e só depois é que os cozinhamos. Se for em viceversa já não dá, eles ficam retraídos e nós já sabemos o quão acanhados eles são.
Em todo o caso sempre os podemos levar para a esquadra, para lhes dar a conhecer os seus direitos. Só têm que ler uma folha A4 encadernada com uma lista telefónica pelos cornos abaixo (comparar com sal no caso dos caracóis).

O que importa é que tudo correu bem.

Sem comentários: